domingo, 17 de outubro de 2010

A um (de)grau do negativo

O tempo.

Têm-me perguntado bastante sobre o tempo: se tem estado sol ou chuva, e como tenho aguentado o frio. Na verdade, ou tenho tido muita sorte, ou o tempo aqui é sempre muito constante. Estou aqui há pouco mais de duas semanas, e os dias têm acordado sempre da mesma maneira, sol e céu limpo, mesmo quando a meteorologia anunciou chuva para os últimos dias. O vento, não parece atingir esta zona do planeta, ou então eu é que estou habituada às ventanias do litoral, às Nortadas do verão, e já nem o sinto.  O que ajuda muito em relação ao frio, pois, quando não há vento, parece que é mais fácil de aguentar. O frio não se entranha nos ossos, e, quando temos o solzinho a bater-nos na cara, a queimar-nos docemente a pele, sabe bem, sabe muito bem. Mas não posso dizer que seja sempre assim. Há uma altura em custa muito, o frio, em que o ar sai da nossa boca como se fosse fumo de cigarro, e quase que custa a respirar. É quando se vem às cinco da manhã de um bar qualquer, sem álcool no sangue, e todos os casacos que temos em casa não parecem ser suficientes para nos aquecer. O que só dura o tempo de espera pelo tram, que, (graças a deus!) mesmo durante a noite passa de quinze em quinze minutos. E como sabe bem chega a casa, tirar tudo o que temos e ficar em t-shirt, que dentro de todos os edifícios está calor suficiente para isso.
Mas a temperatura está a descer, devagarinho. Sei que em breve os dez positivos vão ser dez negativos, e aí vamos ver se o meu optimismo não passa a negativismo. Vem aí, e já não falta muito - falta só um grau, e descer o degrau que dá para a rua.

4 comentários:

  1. Que nice! O que eu gostava de experimentar temperaturas negativas à séria (A)

    ResponderEliminar
  2. Prepara-te para temperaturas negativas e mesmo abaixo dos 10! Quando o cabelo ainda molhhado fica gelado ou o pingo no nariz vira etslactite!
    Aí talves sejas menos optimista!

    ResponderEliminar
  3. quem é que vai para a rua com o cabelo molhado anyway?!

    ResponderEliminar